Lilian Garcia de Paula Cintra

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Lilian Garcia de Paula Cintra CRP 06/77515 Psicóloga mestre formada pela Universidade Mackenzie com mestrado em psicologia clínica pela PUC -SP. Aprimoramento pela Fundap - Cratod em Dependências e Saúde Mental e Pós graduação em Abordagem Junguiana pela PUC SP. Clínica localizada em Perdizes/ Barra Funda prox ao metrô Barra Funda - adultos, adolescentes, idosos e casais. Psicóloga com experiência em situações de crise, abrigamentos e coordenação de equipe. site: https://www.psicologiabarrafunda.com/ (11) 99964-8509 / 2366-6249

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dia da mulher - 08/03

Olá a todos!

Decidi dividir com vocês a importância de uma data que, como tantas outras, passa ano após ano por nós sem nos darmos conta de sua relevância em nossa vida. Ao iniciar meu trabalho como psicóloga jurídica no Cravi e coordenadora técnica pude promover algumas palestras sobre o tema da Violência contra a mulher e a posição da mulher em nossa cultura em locais diversos.

Nessas palestras foi possível perceber a dificuldade e pouca informação referente ao tema que existe em nossa sociedade. É sim um tema complexo e difícil de lidar, porém as pessoas mostram-se interessadas e envolvidas com o tema. Então, tive a idéia de escrever sobre a mulher, suas conquistas e dificuldades para reflexão de todos.

A violência contra a mulher existe desde o início dos tempos, desde que as famílias foram sendo formadas e a mulher passou a ser considerada submissa ao homem. Hoje ainda é assim? As mulheres são subjugadas? E os homens? Como lidam com a mulher de hoje? Qual seu papel na sociedade atual? Questões complexas de se responder.

Estamos passando atualmente por uma reformulação social onde a mulher vem ocupando cada vez mais posições no mercado de trabalho e os homens precisam ajudar com as obrigações domésticas. Mas quem é responsável pelo cuidado com as crianças? Os chefes aceitam homens que faltem ao trabalho para ir a uma reunião de escola?

Pode ser que alguns conheçam homens responsáveis pelos cuidados diários com os filhos: escola, comida... que bom. Isso mostra a mudança cultural.  Mas será que podemos dizer que a mudança efetivamente se consolidou? Que não existe diferença salarial entre homens e mulheres? Que não há violência contra as mulheres? Será que ouvimos falar de violência contra a mulher porque há um aumento no número de violência ou elas estão denunciando mais? Estão??

Essas são questões para todos pensarmos, mulheres e homens. Questões importantes e que refletem a mudança de paradigma necessária em nossa cultura que vem se aprimorando, mas ainda é bastante incipiente.

Só um dado para conhecimento de todos: O Dia Internacional da Mulher é no dia 08/03 em homenagem a cerca de 130 mulheres que morreram queimadas em 1857 em um incêndio provocado após um manifesto por melhores condições de trabalho e salário dentro da fábrica onde trabalhavam. Após esse fato vários manifestos e protestos seguiram-se pelos direitos femininos sempre no dia 08/03 e em 1977 a ONU decreta o dia 08/03 como Dia Internacional da Mulher - 120 anos após o incêncio!

Feliz dia das mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário