Lilian Garcia de Paula Cintra

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Lilian Garcia de Paula Cintra CRP 06/77515 Psicóloga mestre formada pela Universidade Mackenzie com mestrado em psicologia clínica pela PUC -SP. Aprimoramento pela Fundap - Cratod em Dependências e Saúde Mental e Pós graduação em Abordagem Junguiana pela PUC SP. Clínica localizada em Perdizes/ Barra Funda prox ao metrô Barra Funda - adultos, adolescentes, idosos e casais. Psicóloga com experiência em situações de crise, abrigamentos e coordenação de equipe. site: https://www.psicologiabarrafunda.com/ (11) 99964-8509 / 2366-6249

domingo, 13 de maio de 2018

DEUSA DEMÉTER: A MÃE

Ainda em comemoração ao dia das mães, vou falar um pouco sobre as mulheres que tem fortemente em sua consciência aspectos de Deméter, a deusa mãe na mitologia grega. 

Todas as pessoas trazem aspectos maternos em si, mas quando se tornam mães, isso tende a ser mais forte, mais presente. É importante percebermos tudo de positivo que a deusa traz para nossa consciência, mas também, como símbolo do arquétipo da Grande Mãe, a destrutividade que ela carrega e que também está presente em nós. A conscientização é o que permite lidarmos melhor com todas as possibilidades que a maternagem nos traz. 

No mito, Deméter é a deusa mãe de Coré, uma menina linda, mas que apesar de adulta, ainda se comporta como criança. Coré é raptada por Hades e torna-se sua esposa, mudando seu nome para Perséfone. Deméter procura incansavelmente pela filha e não encontra. Então, decide que nada mais nascerá nem frutificará até o momento em que a filha seja devolvida a ela. Zeus intercede e ela consegue sua filha de volta por metade do ano e a terra volta a ser fértil. 

Podemos perceber, então, tanto as questões nutridoras e protetoras quanto as destrutivas presentes na Grande Mãe. Uma mulher-Deméter é mãe em essência, sua vida é voltada ao cuidado com o outro, com o carinho pelas pessoas, o aconchego. É aquela mulher de quem estar perto traz a sensação de conforto, bem-estar, proteção. Sabe quela pessoa que sempre tem algo pra oferecer quando estamos em sua casa, que se preocupa se estamos bem, confortáveis? Cuidar, alimentar, acalentar, proteger são características essenciais para ela. Seja com seus filhos, com seus animais de estimação, com outras crianças ou mesmo adultos. Muitas vezes, os maridos são cuidados como filhos crescidos. 

Por outro lado, é possível imaginar como uma mulher-Deméter fica quando seus filhos crescem, não? Quando não precisam mais de seus cuidados básicos? Principalmente quando sua vida é cuidar deles, essencialmente. Pois bem, é bastante sofrido tanto para a própria mulher quanto para a família toda. Se não tem muita consciência disso em sua vida, a mulher sofre muito e pode causar culpa em seus filhos por crescer e não precisar mais dela, pode dificultar seus desenvolvimentos. A mulher- Deméter precisa perceber a real necessidade de cuidar e buscar para sua vida locais e projetos onde o cuidado que propicia seja essencial. Aprender a cuidar de si mesma, trabalhar com pessoas que precisem de cuidados em funções como enfermagem, assistência social, babá, professora são possibilidades que permitem atualizar a deusa em si de forma produtiva.

É importante termos consciência dessas características em nossa personalidade, todos temos mais ou menos presente em nossa consciência essa deusa. Entender, acolher, perceber o que significa traz a possibilidade de agir de acordo com o que realmente acreditamos ser melhor e nos liberta do agir inconscientemente frente às demandas da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário